É de extrema importância que os profissionais em atuação estejam capacitados diante de novas tecnologias e inovações
Para liderar a construção, é essencial contar com uma equipe integral, experiente e comprometida com os principais objetivos do empreendimento. O desempenho de cada membro influencia diretamente na excelência do trabalho realizado e na velocidade do progresso da obra. Segundo uma pesquisa feita pela consultoria BOX 1824, entre 2021 e 2025 o Brasil terá aproximadamente 53 mil engenheiros formados anualmente, totalizando por volta de 265 mil profissionais.
No entanto, o número de pessoas qualificadas é considerado insuficiente para a demanda, tendo em vista que o mercado nacional terá cerca de 800 mil vagas disponíveis, gerando um déficit de aproximadamente 530 mil profissionais, segundo o mesmo relatório. Essa discrepância afeta o avanço tecnológico do setor, como também, a competitividade do país em relação ao cenário global.
Diante disso, é de extrema importância que os profissionais em atuação estejam capacitados diante de novas tecnologias e inovações. Entre elas se encontram as estruturas provisórias, infraestruturas que possibilitam a montagem e desmontagem de forma rápida e econômica, podendo ser reaproveitadas e, consequentemente, mais sustentáveis.
“Tecnologias de última geração nos ajudam a melhorar as decisões sustentáveis e a aprimorar equipamentos utilizados nas construções. Estas práticas equilibram os ambientes modernos em que vivemos com as necessidades ecológicas atuais, uma vez que esse tipo de solução permite a reutilização de praticamente todo material”, pondera Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia, empresa especializada em overlays.
No Brasil, por exemplo, têm se tornado cada vez mais comum o uso dessas construções sustentáveis em diferentes setores, reduzindo o custo da obra e na manutenção de eventos esportivos, festivais, feiras, entre outros. De acordo com o U.S. Green Building Council (USGBC), o país é o quarto maior empreendedor em estruturas sustentáveis no mundo.
“Com as estruturas móveis, cria-se a garantia de que não serão criadas áreas e arenas que deixarão de ser utilizadas na cidade após os eventos, os chamados ‘elefantes brancos’. No entanto, apesar da sua popularização, o grande desafio deste modelo de negócio é contar com profissionais que sejam capazes de executar estes projetos dentro dos prazos estipulados pelos comitês locais, que normalmente são extremamente curtos”, explica a especialista.
A faixa salarial da profissão também é um requisito importante, uma pesquisa realizada pela Salario.com.br em conjunto com os dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web verificou entre os períodos de Agosto de 2022 a Agosto 2023 que a faixa salarial do Engenheiro Civil é de R$7.920,00 e o teto R$ 16.838,36, levando em conta o salário base de profissionais em regime CLT de todo o Brasil, assim como, os 23.673 salários de profissionais admitidos e desligados de empresas analisados.
O caminho do sucesso
Escolher trabalhadores para a construção representa um dos maiores obstáculos enfrentados por aqueles que se dedicam à administração. Afinal, além de buscar candidatos e analisar seus perfis, esse procedimento também demanda um investimento na capacitação das equipes, a fim de assegurar que todas as tarefas contribuam para a qualidade do resultado.
Algumas ações podem ajudar nesse processo como:
- Fornecer detalhes sobre o tipo de trabalho é fundamental para encontrar o candidato mais adequado à vaga.
- Atenção ao detalhamento do anúncio para a contratação de mão de obra e salientar se é direcionado a pedreiros, mestres de obras ou serventes, por exemplo.
- Ser claro também como será a execução das tarefas no local de construção, desta forma, candidatos determinarem se a oportunidade se alinha com suas competências e interesses.
- Rede de contatos: um ótimo jeito de buscar procurar e contratar profissionais especializados. Tirar proveito da experiência de uma rede de contatos para obter indicações de profissionais com diversas especialidades. Mesmo que não seja possível reunir exatamente a mesma equipe, você pode descobrir novos perfis para formar uma equipe de alta qualidade.
- O histórico dos candidatos: vital examinar o histórico de trabalho em outras empresas e compreender as razões de sua saída. Currículos que contenham referências são particularmente valiosos, pois proporcionam a oportunidade de obter feedback sobre o comportamento e a produtividade do profissional em empregos anteriores.
Fonte: Revista Construção Latino Americana