A partir deste mês, os compradores, vendedores e corretores de equipamentos pesados seminovos e usados contarão com uma nova ferramenta tecnológica para executar os seus negócios. O Maquinalista e o Shopping Sobratema passam a ser um só sistema, marcando a parceria estratégica entre a Sobratema (Associação Brasileira de Equipamentos para Construção e Mineração) – entidade com mais de 36 anos de atuação no setor de equipamentos – e o Maquinalista, desenvolvido pela empresa especializada em soluções para o mercado de equipamentos usados, o grupo Elebbre.
A parceria representa a união de duas trajetórias complementares. De um lado, a entidade que há décadas organiza o mercado, promove conteúdo técnico e reúne os principais atores da cadeia de equipamentos pesados. De outro, uma empresa jovem, nascida há apenas três anos, que chega com investimento em tecnologia, inovação e marketing para levar soluções rápidas, práticas e seguras para o mercado de seminovos e usados.
“Ambas compartilham dos mesmos princípios: seriedade, profissionalismo e competência”, diz Jonathan Butzke, diretor de novos negócios do Grupo Elebbre. “A Sobratema é uma das entidades que mais fez pelo Brasil e pelas empresas do setor e esta parceria é um diferencial de mercado porque associa essa experiência e referência à tecnologia de ponta da Elebbre”, completa.
A plataforma Maquinalista – Sobratema Shopping cria um ecossistema digital que vai além do simples anúncio de compra e venda. A expectativa é que ela se torne uma referência nacional e, no médio prazo, também na América Latina. “Lançamos a plataforma com mais de 2,5 mil equipamentos cadastrados e devemos dobrar esse volume até o próximo ano”, diz Jonathan Butzke, diretor de novos negócios da empresa.
A decisão de unir as operações do Shopping Sobratema – lançado oficialmente em 2024, durante a M&T Expo – com a tecnologia do Maquinalista, surgiu da constatação de que o mercado de usados ainda opera com baixa digitalização, mas com alta informalidade e insegurança. Segundo Afonso Mamede, presidente da Sobratema, a nova plataforma marca uma mudança estratégica para a entidade que, desde a sua fundação, em 1988, atuou com foco institucional, promovendo eventos, pesquisas e conteúdo técnico. Agora, ela incursiona no ambiente digital de negócios, dando um passo “do portão da fábrica para fora”, nas palavras do líder da associação.
“Esse movimento começou com a criação do Shopping Sobratema e agora ganha escala com a integração ao Maquinalista. A Sobratema continua operando como uma associação sem fins lucrativos, com diretoria voluntária, mas entende que pode e deve contribuir também para a estruturação do mercado de equipamentos seminovos, ampliando a transparência e o acesso a informações qualificadas”, afirma Mamede.
Mudança no perfil dos usados
O contexto de mercado dos equipamentos usados mudou e esse foi um fator importante para a motivação da nova plataforma. Mamede explica que o ciclo de vida dos equipamentos – que antes era de seis a dez anos – hoje é a metade. Isso porque as operações mensais, que iam de 150 a 250 horas, agora chegam a 600 horas/mês, “fazendo com que os equipamentos entrem na fase de ‘usados’ mais rápido e, assim, sejam igualmente substituídos antes”.
Esse movimento cria um mercado secundário aquecido, com máquinas que ainda têm vida útil, mas precisam ser revendidas com agilidade e segurança. “Porém, o mercado de equipamentos seminovos ainda é pulverizado, com tíquetes elevados e muitos entraves logísticos, financeiros e operacionais. Por isso, pensamos na construção de uma plataforma relevante que contempla um ecossistema completo: tecnologia, reputação, dados, ferramentas financeiras e estrutura de atendimento”, diz Jonathan Butzke.