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Pesquisa revela demanda aquecida por reformas e construções no Brasil

Santelmo por Santelmo
21 de agosto de 2025
em Mercado
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Pesquisa revela demanda aquecida por reformas e construções no Brasil
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Em 2024 e 2025, o mercado imobiliário brasileiro tem navegado por um cenário desafiador, marcado pela alta da Selic, reforma tributária e ajuste fiscal. Esse ambiente econômico complexo exige cautela e estratégia de investidores e compradores. Apesar dos desafios, o setor – um dos pilares da economia nacional – demonstra otimismo, especialmente ao focar nos consumidores que planejam reformas.

Um levantamento feito pela Juntos Somos Mais reforça essa perspectiva, indicando que aproximadamente 75% dos brasileiros pretendem realizar obras residenciais ou comerciais nos próximos 24 meses.

A joint venture da Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, que atua na digitalização do setor da construção civil e, com sua visão estratégica voltada para gerar dados relevantes ao mercado de Matcon, realizou a pesquisa denominada InObra.

O este estudo revela insights importantes sobre a expectativa dos brasileiros em relação à realização de obras residenciais ou comerciais nos próximos 12 a 24 meses.

Para isso, foram entrevistadas, mais de 1000 pessoas, entre homens e mulheres, com 25 anos ou mais, de todo território nacional e classe social, que fossem responsáveis ou corresponsáveis pelas decisões em seu lar.

A pesquisa, que visa monitorar o pulso do mercado de construção e reforma, aponta para um cenário de otimismo e planejamento, com uma parcela significativa da população engajada em projetos de melhoria em seus lares e negócios.

O estudo mostra alta propensão à realização de obras: 53% dos respondentes evidenciam que pretendem realizar alguma modificação nos próximos 24 meses, mesmo sem um planejamento detalhado.

Já 21% dos entrevistados deram um passo adiante, buscando orçamentos de materiais e/ou profissionais – este grupo representa uma demanda mais imediata e qualificada, com projetos em fase de concretização. Além disso, 9% já estão com obras em andamento, o que demonstra a materialização de projetos e a movimentação do setor.

Entre aqueles que pretendem realizar obras, 38% planejam iniciar em até seis meses, e 37% em até um ano. Juntos, esses grupos somam mais de 75% da demanda por reformas no curto e médio prazo, ressaltando a urgência e a prioridade desses projetos para os consumidores.

Em relação ao prazo, a faixa 50+ (42,1%) demonstra maior urgência para iniciar obras em até seis meses, enquanto a faixa de 25 a 29 anos (43,7%) foca mais no prazo de até um ano.

“A Região Sul (75%) e Centro-Oeste (71%) mostram a maior proporção de pessoas que, embora tenham a intenção de realizar obras, ainda não possuem um planejamento definido. Em contrapartida, as regiões Norte (31%) e Nordeste (28%) se destacam na busca por orçamentos, e o Norte (15%) e Nordeste (11%) lideram em obras em andamento. Isso sugere que, enquanto Sul e Centro-Oeste apresentam uma intenção latente e menos estruturada, Norte e Nordeste já estão com projetos mais avançados ou em execução, demonstrando um maior nível de concretização”, comenta Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais

Materiais mais buscados

O levantamento também identificou os materiais mais procurados para as obras, refletindo as necessidades mais comuns em reformas e construções:

– Tintas (72%) lideram a lista, indicando uma forte demanda por acabamentos e renovação estética;
– Cimento (57%) e Argamassa (54%) são essenciais para a estrutura e assentamento, mostrando a continuidade de projetos de construção e reforma mais robustos;
– Cerâmicas (48%) também são altamente procuradas, reforçando a tendência de melhorias em pisos e revestimentos;
– Areia (45%) e Ferramentas para pintura (40%) complementam a lista dos materiais mais buscados, evidenciando a diversidade de necessidades nas obras.

“Os dados da pesquisa InObra apontam para um cenário promissor no setor de construção e reforma. A alta intenção de realizar obras, a concentração de projetos no curto prazo e a diversidade de materiais procurados indicam um mercado aquecido e com grande potencial de consumo. Entendemos que para as empresas do setor, este levantamento oferece informações valiosas para direcionar estratégias de vendas, marketing e desenvolvimento de produtos”, enfatiza Juliana.

A executiva destaca ainda que a vertente de negócios da companhia, voltada para municiar o mercado com dados, é cada vez mais relevante, pois possibilita estratégias e ações que atendam às necessidades e expectativas dos consumidores brasileiros.

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