Um dos grandes objetivos dos produtores rurais é garantir a disponibilidade de máquinas e caminhões para otimizar o plantio, colheita e transporte, buscando sempre a produtividade. Entretanto, investir em equipamentos próprios demanda um alto capital inicial e gera custos contínuos com manutenção, depreciação e gestão, inviabilizando o investimento para muitos produtores.
Diante desse cenário, o aluguel de frotas pesadas surge como uma excelente alternativa, possibilitando redução de custos, simplicidade da operação e eficiência em campo.
Com a alta da taxa Selic, os financiamentos em veículos pesados se tornam menos viáveis, e o aluguel surge como uma alternativa prática e econômica para potencializar e expandir os negócios. Ao eliminar o alto investimento inicial na compra de ativos, os recursos podem ser direcionados para as atividades primárias do campo.
Um levantamento feito pela Unidas Frotas aponta que a locação de equipamentos pode gerar uma economia de recursos de até 30% para as empresas. Essa modalidade permite reduzir a necessidade de capital de giro e aumentar o índice de liquidez do empreendimento, substituindo a imobilização por um custo de locação previsível.
Além disso, a terceirização oferece um controle total dos gastos. Os gestores têm uma visão clara dos custos envolvidos, facilitando o planejamento da logística e o cálculo preciso de gastos com combustível, pedágio e translado.
Qualidade na entrega do serviço
Em um mercado onde a agilidade e a qualidade na entrega são cada vez mais importantes, ter acesso a uma frota moderna e bem conservada faz toda a diferença. O rental garante disponibilidade de veículos revisados e adequados para cada etapa da produção, contribuindo para a eficiência e a satisfação de cada um dos clientes.
Para empresas que buscam gerar fluxo de caixa, a medida também se apresenta como uma estratégia inteligente para vender ativos e utilizar os veículos locados em suas operações.
Menos burocracia
A gestão de uma frota própria envolve diversas responsabilidades burocráticas, como emplacamento, licenciamento, IPVA e seguro, especialmente no início do ano. Ao optar por máquinas e caminhões locados, essas questões ficam sob responsabilidade da locadora, liberando tempo para que os funcionários se dediquem a outras atividades estratégicas da empresa.
Fonte: Agrishow