O que é preciso fazer para melhorar as relações de mercado e a prestação de serviço no rental? Locadores experientes de Minas e São Paulo respondem
Aumentar e fortalecer os treinamentos nas bases operacionais e otimizar ao máximo a reposição de peças. Esses itens estão entre as principais reivindicações dos locadores de equipamentos no Brasil, sejam de pequeno e médio portes com ferramentas ou de máquinas para obras de infraestrutura.
Mas não é só. Embora reconheçam fazer parte de um mercado mais aquecido, maduro e profissional há alguns anos, os locadores têm sugestões importantes para tornar todo o trabalho melhor e mais otimizado. Em diferentes eventos voltados para esse mercado nos últimos três anos, eles foram unânimes a afirmar que é justamente nos períodos de elevada demanda de trabalho o período para se alinhar as ações entre fabricantes, revendedores e os locadores.
Gilmar Luíz de Araújo, da Projetar Máquinas de Belo Horizonte, com quase três décadas de mercado, afirma: “É preciso buscar parcerias que deem uma assistência cada vez mais ágil no que diz respeito à reposição de peças. Já passei muita raiva e estresse esperando itens para os equipamentos, mas agora posso dizer que estou satisfeito pois já sei quem pode me atender melhor e a quem devo evitar.”
Gilmar alerta ainda para o empenho em desenvolver políticas comerciais inovadoras para aquisição de máquinas de qualidade, a serem disponibilizadas para o mercado locador. “Precisamos aprimorar cada vez mais essa relação”, assinala.
Rodrigo Giuseppe Garcia, sócio proprietário da Loca-Tudo Equipamentos, uma rede paulista com 14 unidades, concorda. “O treinamento precisa ser operacional e preventivo. Sem falar em cursos completos de manutenção específicos para os mecânicos. Realmente algumas marcas oferecem tudo isso, mas outras estão muito aquém, principalmente quando se fala em reposição de peças, o que é grave”, diz.
Fórmula 1
Quando o assunto é tecnologia, de saída o proprietário da Loca-Tudo estabelece comparações interessantes. “O mercado de locação é como a NASA ou a Fórmula 1. Os recursos tecnológicos nos equipamentos avançam a uma velocidade incrível, percebemos que esse é um caminho sem volta. A introdução dos equipamentos à bateria, por exemplo, trouxe grandes vitórias para a segurança do trabalho e produtividade. Ao mesmo tempo, não tenho dúvida que a customização é algo que merece toda a dedicação e a posteriori será uma prática comum em todo o mercado”, exemplifica.
Gilberto Araújo alerta para o fato de que a customização apenas será realidade quando as pessoas conseguirem enxergar as reais necessidades dos seus empreendimentos. “A partir daí será possível customizar e adaptar as máquinas da melhor maneira, para cada tipo de uso e perfil de cliente,” diz.
O rental levado a sério
Os dois veteranos foram categóricos quando perguntados sobre os empreendedores iniciantes no setor de rental. A palavra-chave é parceria, tanto com fornecedores, prestadores de serviço e mesmo entre os locadores.
“Somente por meio de parcerias e troca de experiências é que os novatos vão conseguir compreender melhor o mercado,” alerta Gilmar. De acordo com ele, muitas vezes as pessoas que estão iniciando nessa atividade vêm de outro segmento e acreditam que em locação é tudo muito simples. Mas quando e se deparam com algumas situações do dia a dia, perdem o rumo.
“A troca de experiências faz parte do bom relacionamento, portanto considerar outros locadores como parceiros e não concorrentes pode fazer toda a diferença. Ao mesmo tempo, a busca por atualização constante, o estudo das condições econômicas e sociais que interferem no mercado da construção civil é outro ponto fundamental”, orienta Gilmar.
Por sua vez, Rodrigo recomenda um maior envolvimento nos processos e nos negócios das empresas, com manutenção preventiva na frota, revisão contínua nos processos, participação em feiras, palestras e workshops como os realizados pela Locadores BR. “Os eventos nos proporcionam uma visão mais ampla do negócio e geram amadurecimento rápido. Neles, percebemos que não estamos sozinhos”, arremata.