Entre as inovações apresentadas por marcas como Volvo e Scania, estão modelos elétricos, movidos a biodiesel e a gás
A sustentabilidade tem sido incorporada ao portfólio de produtos da indústria de equipamentos, e fabricantes como Volvo e Scania apresentaram modelos de zero emissões. O caminhão Volvo FM Electric, por exemplo, é prova disso. Após passar por uma série de apresentações a transportadores de diversos segmentos ao longo de 2023, passou a fazer parte de um estudo liderado pela Secretaria Nacional de Trânsito, vinculada ao Ministério dos Transportes, que autorizou o início de sua operação no País, em caráter experimental.
O objetivo é analisar o impacto de caminhões pesados elétricos sobre o pavimento das estradas. “Os resultados vêm confirmando os benefícios de rodar com esses veículos de zero emissões de CO2, nas condições brasileiras”, assegura Alan Holzmann, diretor de estratégia e planejamento de produto caminhões da Volvo.
Esse caminhão está na frota de várias transportadoras, segundo Holzmann, fazendo operações diversificadas como transporte de cargas industrializadas, alimentos, bobinas de aço etc. A própria Volvo começou a usar o FM Electric na logística de seu complexo industrial em Curitiba (PR), para o abastecimento de diversos componentes nas linhas de produção. A iniciativa traz uma redução de quase 750 toneladas de emissões de CO2 por ano, dentro do compromisso da marca com a descarbonização nos transportes e nas suas próprias operações de manufatura.
A Scania, por sua vez, apresentou o primeiro caminhão elétrico da marca – o 30 G 4×2 –, além de modelos movidos a gás e a biodiesel. Entre os lançamentos estão também o P 280 6×4 XT (7 litros) – ‘Light Construction’ – para a construção civil, a edição comercial Performance G-Line 370, de 370cv, os semipesados de 7 litros com novas potências (250cv e 280cv), o Super B100 (100% movido a biodiesel) e a nova versão a gás de 650km de autonomia.
De acordo com a Scania, o 30 G tem autonomia de aproximadamente 250 km, vocação para curtas distâncias de até 200km em operações hub to hub e distribuição, versão cavalo mecânico 4×2 com 300 kw de potência (410cv) e capacidade máxima de tração (CMT) de 66t. Além destas características, está equipado com dois pacotes de baterias (num total de 416kWh). A máquina elétrica EMC1-4 dispõe de uma potência de regeneração de 330kW e desenvolve torque de 1.150Nm.
“Estamos seguindo mais um passo do nosso compromisso de liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável, firmado globalmente em 2016. O transportador brasileiro terá em suas mãos o mais amplo portfólio sustentável do mercado”, detalha Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.