Quando dizemos que o rental no Brasil vive um momento bastante promissor, nos baseamos nas projeções de investimentos em construção civil e infraestrutura. A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) informou um total de R$ 259,3 bilhões de aporte nessa área, sendo a maior parte desse montante proveniente do setor privado.
De acordo com a ABDIB, vários projetos do Novo PAC Infra estão sendo estruturados por órgãos como BNDES, Caixa Econômica e órgãos privados, para serem ofertados ao mercado num futuro próximo. São 30 aeroportos, 17 ferrovias, 47 empreendimentos de energia elétrica, 5 de comunicação, 31 de infraestrutura administrativa, 184 de infraestrutura social, 45 em mobilidade urbana, 46 na área portuária, 68 na rodoviária e 25 em saneamento.
Além disso, um estudo realizado pela consultoria Mordor Intelligence aponta que o mercado global de locação de maquinário para a construção civil deve atingir a marca de US$ 170,92 bilhões até 2029, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 4,85%. No Brasil, o setor segue a mesma trajetória, acompanhando o crescimento robusto da construção civil.
Por isso, você, locador, precisa estar capacitado para atender a essa demanda e saborear suas conquistas. Mas lembre-se, é necessário investir em gestão e treinamento de pessoas, porque não há mão de obra disponível em todas as áreas. Infelizmente nós não temos um banco de talentos profissionais, tampouco cursos para todas as funções dentro de uma locadora.
Locadores precisam de fornecedores bons e parceiros, isso faz uma diferença enorme. Quem opta por comprar equipamentos muito baratos e de procedência questionável, pode sentir dificuldade com relação a pós-venda, peças e tudo mais. Busque bons parceiros, com quem possa contar nesse processo de crescimento até para te dar sustentação, capacidade de investir em treinamento e profissionalização da sua equipe. Certamente, você vai sair na frente do seu concorrente.