Por muito tempo o marketing foi deixado de lado na locação de máquinas. Mas com o avanço da tecnologia e do ambiente digital, o setor passou por uma metamorfose e tem investido em divulgação
Anúncios em revistas e sites especializados, jornais, panfletos distribuídos em canteiros de obras e participação em feiras de negócios. Some a isso estratégias eficazes no ambiente digital, para integrar de forma direta e imediata os clientes e novos mercados. O resultado para as empresas de locação tem sido ações de marketing e comunicação que representam a entrada em uma nova realidade de mercado, que antes só era saboreada por grandes fabricantes de máquinas e construtoras. O desafio, no entanto, é tornar o mundo digital um aliado comercial de maneira ética e eficaz para os negócios.
Rainério Avelar de Souza, diretor da Railoc, especializada na locação de andaimes, escoramentos, máquinas e ferramentas, localizada em Sete Lagoas, Minas Gerais é um desses casos de sucesso que ganhou destaque utilizando de maneira equilibrada um mix de ações envolvendo marketing direto, presencial e digital.
O empresário tornou-se um exemplo de como a internet e as redes sociais mudaram a cara do mercado e o setor de locação, incluindo o atendimento e maneira de fazer negócio. “A pandemia nos fez crescer dez anos em poucos meses e, para a maioria, não foi um processo fácil nem simples. Quem já estava de alguma forma com a cabeça no digital, se deu melhor”, diz.
Estudo e suporte profissional
Para fazer a transição digital de sua empresa e adaptar-se aos novos tempos, Rainério afirma que pesquisou e estudou de forma ininterrupta. “Precisei de suporte técnico e profissional para a transição da Railoc. Desenvolvemos uma forma particular de falar a linguagem do nosso mercado e interagir com os clientes na internet e nas redes sociais, adotando respostas rápidas e humanizadas”, conta.
Empreendedor há 19 anos e sem nunca ter trabalhado com carteira assinada, Rainério destaca alguns passos que considera fundamentais, especialmente no início do processo.
1 – Contrate um ou mais profissionais de marketing capazes de entender o seu mercado e pensar não apenas em estratégias digitais, mais no seu negócio como um todo. Nem precisa ser alguém fixo inicialmente. Mas você deve participar de todo o processo, portanto não é possível terceirizar totalmente esse tipo de ação.
2 – É essencial buscar ajuda profissional para toda sua comunicação visual, que deve ter uma linha única. Não precisa fazer isso sozinho mesmo que se sinta tentado.
3 – Faça o registro da sua marca. É fundamental para evitar problemas futuros.
4 – Crie um site. Não precisa ser nada muito complexo. Ele será sua vitrine e, portanto, deve ter navegação fácil e amigável. Aposte na linguagem simples e direta. Posteriormente poderá agregar blogs e outras formas de informar e prestar serviço ao seu cliente.
5 – Crie um domínio. É muito amador empresas que usam @gmail, @hotmail, @yahoo na assinatura.
6 – Tenha em mente que comunicação é prioridade para sua empresa, independente do porte. Portanto, mantenha um planejamento constante para estar presente no máximo de canais de comunicação web e redes sociais e ainda, dentro do possível, nas mídias especializadas mais tradicionais e nos eventos da área de locação.
7 – Somente a comunicação via internet não soluciona todos os problemas comerciais, de gestão ou relacionamento, como feiras, workshops e encontros com locadores.
Somente após passar por todo esse processo e realizar as tarefas, o empreendedor estará pronto para o próximo passo, ou seja, investir na divulgação e fortalecimento da marca.
Publicidade sempre
Rainério costuma se divertir, dizendo que metade dos investimentos que faz em marketing não servem para nada. “Porém nunca sei qual das metades”, brinca. Mas segundo ele, há várias formas de investir em publicidade. “Sim, o termo correto é publicidade. As chamadas mídias de expansão e reforço de marca são mais difíceis para mensurar o retorno sobre o investimento num curto prazo, como por exemplo outdoors, brindes, muros, anúncios em jornais e revistas, posts institucionais entre outros. Já as campanhas de internet são mensuráveis e nos permitem corrigir a rota quando necessário”, explica.
Ainda assim, ele não dispensa anúncios no Google, visita a clientes no pré e pós-venda, participação ativa nos eventos para o público-alvo, além da presença focada em redes sociais como Instagram, Facebook e outros canais.
Segundo o diretor da Railoc, muitos locadores já deram uma nova ‘cara’ para suas empresas e estão vencendo a timidez, para estarem presentes nas redes sociais com vídeos e conteúdo de qualidade. Mas mesmo quando o empresário não quer aparecer pode criar uma mascote, usufruir de slogans e símbolos.
“As empresas que possuem personalidade bem definida, como a Tesla do Elon Musk, o Facebook do Mark Zuckerberg, a Cimed do João Adibe Marques, e a Railoc do Rainério, vendem mais. O importante é fazer. E que seja de forma única, natural e sem cópia, pois a melhor forma de diferenciação é sermos nós mesmos”, equipara.
Melhore o marketing da sua locadora
A publicitária Marina Bighetti, especialista em marketing digital, preparou algumas dicas que vão te ajudar a implantar ou melhorar essa especialidade na sua empresa. Marina trabalhou no marketing do setor de locação de equipamentos para construção por mais de uma década e atuou em todo o processo de transição digital. Confira:
- Crie um site atraente e funcional, que seja responsivo e bem informativo e de fácil navegação;
- Invista no marketing local, como sites de avaliações regionais e Google Meu Negócio
- Utilize anúncios pagos, como Google Ads, anúncios no Facebook/ Instagram, que podem trazer resultados rápidos;
- Produza conteúdos de valor, com dicas de manutenção, tendências do setor, estudos de caso e depoimentos de clientes;
- Faça bom uso de redes sociais, como Instagram, Facebook e Linkedin;
- E-mail marketing: trabalhe listas segmentadas e personalize seus conteúdos;
- Analise e monitore os resultados de suas ações, com ferramentas de análise de redes sociais e Google Analytics, por exemplo.