O mercado brasileiro de caminhões cresceu 14,5% no mês de janeiro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram levantados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que informou o emplacamento de 9,4 mil unidades no ano em curso, ante 8,2 mil registradas em 2023.
Os licenciamentos de ônibus, por sua vez, tiveram um resultado ainda mais expressivo, com alta de 55% no comparativo de janeiro a janeiro, por conta dos 1.784 chassis emplacados esse ano versus 1.151 unidades do ano passado.
Já a produção total de autoveículos registrou crescimento de 15,1% e alcançou a marca de 175,5 mil unidades, a maior para o período desde 2021.
O número está alinhado com a projeção da entidade para 2025 e representa o terceiro ano consecutivo de vendas em alta. Dessa forma, o mercado atinge os níveis da indústria pré-pandemia. A participação dos eletrificados em janeiro foi de 10%, a maior da história.
“Essa movimentação representa uma elevação de vendas no mercado interno somada ao aumento das exportações, que estimulou as empresas a manter o ritmo elevado de produção. Além disso, essa melhora colabora com a tendência da alta de empregos”, afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.