Realizada no Rio de Janeiro, no início de julho, a feira apresentou o que há de melhor em equipamentos para locadoras e superou as expectativas. Tamanho foi o sucesso, que os estandes da edição de 2025 foram 90% vendidos durante o evento
O setor de locação de máquinas, enfim, escolheu uma feira para chamar de sua. Realizada de 2 a 4 de julho, no Riocentro, Rio de Janeiro, a 2ª Analoc Rental Show confirmou a vocação de ser o evento para o locador se sentir em casa, se atualizar com as novidades tecnológicas e tendências apresentadas, e fazer bons negócios. Por ser focada no público específico do rental, os visitantes foram com interesse prioritário em fazer negócios, o que gerou bons resultados para os expositores.
A satisfação dos expositores foi tão evidente, que 90% do espaço da próxima edição foi comercializado enquanto a feira acontecia, em resposta às boas vendas realizadas nos estandes. “Ao perceberem que não poderiam ficar de fora da Analoc Rental Show 2025, a ser realizada em Belo Horizonte de 4 a 6 de junho, os expositores iam frequentemente nos procurar para garantir espaço”, conta Reynaldo Fraiha, coordenador da feira. A feira recebeu cerca de 4.480 visitantes qualificados, e tem a perspectiva de gerar R$ 78 milhões em volume de negócios.
“Esse evento surgiu devido à necessidade permanente do setor de locação em ter uma feira própria, específica, totalmente pensada na realidade e nos anseios de negócios dessas empresas. Havia a necessidade de estreitar relacionamento entre esse público, a indústria de máquinas e fornecedores de sistemas e serviços. Para nossa satisfação, a iniciativa está sendo tão bem-sucedida, que a feira o próprio setor a consolidou como principal plataforma de negócios na agenda de eventos da locação”, considera Fraiha.
De acordo com ele, antes o setor do rental participava somente de tradicionais eventos da construção e de máquinas da linha amarela, embora houvesse uma demanda notória por algo exclusivo e bem representativo da linha leve, que abrange 75% do setor de locação no país.
Debate em alto nível
Em paralelo à exposição, foram realizadas palestras sobre temas pertinentes à atividade de locação, ministradas por profissionais de relevo nos assuntos abordados. Para as próximas edições, os temas serão ainda mais específicos sobre o dia-a-dia das empresas de rental.
Leônidas Ferreira, conhecido como Léo Sisloc, presidente do Grupo LocadoresBR, diz que a meta agora é melhorar cada vez mais o ambiente de negócios para o locador. “O Brasil tem um perfil competitivo de país de primeiro mundo, mas em contrapartida possui um ambiente de negócios ainda desestruturado. Por essa razão, além de produtos e inovações, trouxemos palestras que abordaram temas de gestão, compliance, sucessão, economia, sustentabilidade, produtividade e segurança. Esses temas atraíram profissionais e lideranças do setor interessadas em passar para um próximo nível”, explica.
Entre as palestras, André Menezes falou sobre ‘Liderança como diferencial competitivo locadoras’, Alexandre Assis discorreu sobre ‘Como gerar valor para sua locadora com governança’ e Wilson Poit abordou o tema ‘Empreendedorismo e gestão’. O jornalista Luís Artur Nogueira apresentou as ‘Perspectivas macroeconômicas e políticas para o mercado de locação 2024/2025’, e Stéphane Hénon, presidente da ERA – European Rental Association (Associação Europeia de Locação) e diretor da Loxam, veio ao Brasil para falar sobre o tema ‘Mercado europeu de rental e competitividade em mercado maduro’.
Como de praxe, o evento também deu palco para discussões com profissionais conceituados no setor: o Painel Mulheres Gestoras, conduzido pelo Grupo GestorasBR, debateu sobre ‘Liderança no ecossistema de locação brasileiro’, com Talita Záccaro, Helen Záccaro, Monica Barros Zambolini e Ana Paula de Amorim; e uma mesa redonda com Eurimilson Daniel, Léo Sisloc, Paulo Esteves e Stéphane Hénon discutiu o ‘Mercado de rental no Brasil e a influência das associações.
A feira é fruto de uma parceria entre a ANALOC – Associação Brasileira dos Sindicatos, Associações e Representantes dos Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas e o Grupo LocadoresBR, e reúne os principais fabricantes e fornecedores de equipamentos e serviços, para apresentar novidades específicas a locadores de todo o país. A próxima edição acontecerá de 04 a 06 de junho de 2025, no Expominas, em Belo Horizonte (MG) e está com 90% do espaço totalmente reservado. Marque em sua agenda e se programe.