Realizada de 19 a 21 de agosto, a 16ª edição da Concrete Show reuniu 450 expositores, que apresentaram novidades, tecnologias sustentáveis e equipamentos de alto desempenho. O Grupo Convicta, por exemplo, apresentou 13 máquinas e dois lançamentos principais, um deles a betoneira rebocável de 14 metros cúbicos, que estreia no Brasil.
A gestora comercial da Petrotec, Juliana Carla Angelotti, celebra o sucesso do evento: “Estamos com recorde geral. Comparado com a edição do ano passado, tivemos mais de 50% de negócios a mais nos dois primeiros dias”, diz. “A nossa acabadora dupla hidráulica é uma novidade no mercado. Por enquanto ela é a única do país”, complementa. De acordo com ela, o público de visitantes dobrou nesta edição de 2025.
O congresso ‘Construindo Conhecimento’ realizado durante a feira trouxe debates sobre durabilidade, industrialização e sustentabilidade do concreto.
Especialistas destacaram os desafios das reações expansivas, como a RAA (“câncer do concreto”) e a DEF, que comprometem a vida útil de estruturas, com fissuras e perda de resistência, em apresentações realizadas por Cesar Henrique Daher, da Daher Engenharia, e Raphael Holanda, da Holanda Engenharia.
A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC) reforçou a importância da industrialização da construção e a criação do perfil do “engenheiro industrializado”, capaz de integrar tecnologia, sustentabilidade e produtividade em projetos com pré-moldados, segundo Felipe Cassol, presidente do conselho estratégico da entidade.
A pré-fabricação em concreto também foi abordada como recurso estético e funcional, com casos apresentados por Márcio Porto, da Sidônio Porto Arquitetos, que mostraram como o concreto pré-moldado pode reduzir custos, desperdícios e ao mesmo tempo oferecer soluções arquitetônicas inovadoras.
Outro rema relevante, a realidade virtual e aumentada, foi apresentado como ferramenta para aperfeiçoamento de projetos, com experiências imersivas e cases nacionais, em painel com Carlos Costa, da Trimble, Felipe Toledo Lima, da Inbuilt, Marcelo Martins, 360 Up, e Caroline Machado de Abreu, MPD Engenharia.
Fonte: Assessoria de Imprensa