A Analoc Rental Show 2026 tem nova data confirmada: acontecerá nos dias 6, 7 e 8 de julho de 2026, das 13h às 20h, no Expo Center Norte, em São Paulo. A mudança atende a solicitações de expositores e participantes, possibilitando um período mais favorável para os locadores planejarem suas viagens. Além disso, a alteração de calendário será oportuna diante do cenário positivo para o mercado de obras: o setor de locação de máquinas vive uma fase de crescimento e de consolidação como peça-chave para a construção e infraestrutura no Brasil.
Segundo projeções da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), 66% das construtoras, locadoras de máquinas e concessionárias de equipamentos entrevistadas para um estudo realizado pela entidade esperam um avanço contínuo do setor até 2026.
“Além do crescimento expressivo, o setor passa por transformações estratégicas que impactam diretamente os locadores, como a evolução digital, onde sistemas de gestão, plataformas online e automação agilizam processos e elevam a experiência do cliente”, conjectura Reynaldo Fraiha, diretor da ANALOC Rental Show. De acordo com ele, outros aspectos também chamam a atenção, como a sustentabilidade, com o lançamento de equipamentos mais eficientes e condizentes com as políticas ambientais; flexibilidade nos contratos, com modelos de locação customizados e serviços adicionais, como transporte e manutenção, que fortalecem a fidelização dos clientes.
Taxa Selic alta x locação de máquinas
Com a alta dos juros e a escassez de crédito, muitas construtoras, empreiteiras, transportadoras, mineradoras e indústrias acabam repensando suas estratégias financeiras. Na perspectiva de Douglas Pereira, do Grupo LocadoresBR e diretor da Portfólio Rental, os gestores se veem diante de um dilema: investir em seus próprios negócios ou alocar recursos para comprar equipamentos. Em meio a essa escolha, a locação surge como opção vantajosa, que possibilita previsibilidade de custos e flexibilidade financeira.
“Com a taxa de juros a 15% ao ano, as empresas que tradicionalmente investem em equipamentos próprios enfrentam um aumento no custo do financiamento. Mas se optarem pela locação, poderão ter um fluxo de caixa mais estável, pois os custos são fixos e previsíveis, evitando aportes elevados de capital para adquirir máquinas. Essa alternativa garante mais liquidez e menor endividamento”, explica Pereira.
Sobre a ANALOC Rental Show
A ANALOC Rental Show é uma feira nacional voltada para o setor de locação de máquinas, ferramentas, equipamentos leves e soluções digitais para construção, manutenção e serviços. Com foco total nos micro, pequenos e médios locadores, o evento está consolidado como a principal feira do Brasil voltada para equipamentos compactos para construção, manutenção industrial, urbana, eventos e outras aplicações. A 4ª edição em São Paulo deve repetir — e até superar — o sucesso das edições anteriores. A feira é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas (ANALOC) e o Grupo LocadoresBR.