Os andaimes estão entre os produtos mais requisitados na locação. No entanto, podem apresentar problemas decorrentes do uso, por isso a manutenção é fundamental
Qual locador nunca ficou desolado ao ver o estado dos seus andaimes, quando retornam de uma obra? Apesar de velhos conhecidos dos canteiros, esses equipamentos precisam passar por uma boa manutenção, para manterem a segurança dos trabalhadores. Afinal, as quedas de altura a partir de andaimes são, ainda hoje, um dos principais motivos de afastamentos e mortes no país, segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social.
Mas como evitar que esses equipamentos causem acidentes ou acabem ficando sucateados rapidamente? Locadores experientes dizem que o caminho é informar e treinar sucessivamente as pessoas para utilização de andaime na obra. Além disso, as medidas de prevenção e manutenção precisam fazer parte da rotina de locadores e clientes.
Nesse sentido, as orientações sobre os equipamentos devem sempre chegar aos clientes. Se o locador quiser receber de volta seus produtos em boas condições de uso para locações futuras, deve orientar sobre todas as etapas do processo.
A Rentax, localizada na cidade de Piracicaba (SP), segue essa regra sem falhas. “Treinamos todas as nossas equipes para informar o cliente sobre os equipamentos e como utilizá-los corretamente,” diz Eduardo Baggio Camara da Silva, sócio administrador da empresa e diretor regional da Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Bens Móveis (Alec). “Somos muito rigorosos na entrega e devolução. As locadores de qualquer tipo de equipamento precisam incorporar esse procedimento nas práticas diárias, inclusive quando elaboram seus contratos”.
A Rentax tem um portifólio de locação bastante eclético, que vai de andaimes até máquinas de fundação, demolição, alvenarias, coberturas, instalação hidráulica e elétrica, colocação de pisos, esquadrias, pintura e jardinagem, além de alguns equipamentos da linha amarela. Para cada tipo de máquina, a empresa desenvolveu uma lista de verificação para orientar o cliente e garantir a devolução correta.
Para os andaimes, há 3 recomendações principais no check list:
1 – Estrutura Tubular: verificar não há trincas ou fissuras
2 – Estrutura tubular: verificar se estão compatíveis e sem deformações
3 – Geral: observar se não há corrosões graves
A empresa também alerta para a importância do processo de limpeza. Resíduos de material de construção como cimento e tinta podem causar problemas e deixar escorregadia a superfície das plataformas.
A limpeza pode ser feita com a utilização de jateamento, escovas de aço ou produtos específicos. A pintura normalmente acontece após essa etapa. Em casos mais graves, os equipamentos são enviados para recuperação em empresas especializadas.
Contratos bem feitos
“O check list é realmente muito útil, mas um contrato que proteja o locador é essencial”, destaca o diretor regional da Alec. Por sua vez, Willyam Lacerda Rocha, da Ekipamil Locação de Equipamentos, localizada em Congonhas do Campo (MG), acredita que além de orientação e capacitação, a melhor solução é ter um contrato claro. Segundo ele, o documento deve incluir entre outras coisas, a indenização por danos e até pela limpeza dos equipamentos.
“Os contratos têm que detalhar a cobrança de equipamentos e acessórios quando danificados, por meio de um campo adicional para detalhes específicos. Deve ter cláusulas para alertar, entre outras coisas, a responsabilidade do cliente em informar a locadora quando o equipamento estiver pronto para ser retirado da obra. Quando o locador informa corretamente, treina e verifica o uso das suas máquinas, os problemas diminuem bastante”, explica Willyam.
Seja insistente nas instruções
Colocar as instruções no contrato é algo que realmente ajuda bastante. Muitos locadores fazem isso com sucesso. No caso de locação de andaimes tubulares, há necessidade de deixar claro como é a montagem, desmontagem, transporte e correto armazenamento.
O cliente deve receber orientações detalhadas especialmente para a montagem. “É essencial seguir as instruções do fabricante”, diz Willyam. “Tudo deve ser feito com segurança e em todas as etapas, inclusive fazendo recomendações de uso de EPI e de sinalização correta do local.”
O locador também precisa deixar claro para o cliente sobre a capacidade de carga. Sobrecarregar o andaime é algo comum, porém extremamente perigoso para a estrutura e aos trabalhadores,” diz Eduardo Baggio, da Rentax. “É de suma importância respeitar essa capacidade”. Tanto Willyam como Eduardo afirmam que somente a transparência e a técnica possibilitam melhorias contínuas ao canteiro de obras, com garantia de segurança aos trabalhadores de local. Dessa forma, é possível dar um salto de qualidade na relação com os clientes, que será resguardada pela ética, boas práticas e por um contrato completo e idôneo.