A Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) divulgou recentemente a nova edição da pesquisa Índice, elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando números de faturamento do setor. O estudo indica que, no mês de março, o faturamento das indústrias de materiais de construção subiu 0,4% em comparação com fevereiro. Já em relação ao mês de março de 2024, houve um salto de 7,3%. A projeção de fechamento para 2025 é uma alta de 2,8%.
O estudo também aponta que em comparação com março de 2024, o faturamento deflacionado dos materiais básicos cresceu 5,3%, enquanto os materiais de acabamento apresentaram expansão de 10,3%. Na comparação com fevereiro, foi notado aumento de 0,2% e 0,5%, respectivamente.
“Os resultados de março reforçam a tendência esperada de crescimento para a indústria de materiais de construção, mesmo com um cenário de vários desafios pela frente, como a necessária redução da taxa de juros, controle da inflação, e redução de gastos públicos. A manutenção da projeção de crescimento para 2025 demonstra a confiança do setor na continuidade dos investimentos e na recuperação gradual da atividade de nosso ecossistema, com a efetivação de projetos em andamento, como a nova faixa do Minha Casa Minha Vida e ações de combate à falta de conformidade técnica e fiscal no mercado”, explica Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.
O Índice ABRAMAT/FGV é um importante indicador do desempenho do setor de materiais de construção no Brasil, e seus dados confirmam um cenário promissor e desafiador.