Fonte: Agência Infra
O novo Leilão de Reserva de Capacidade na forma de Potência (LRCAP) será realizado nos primeiros meses de 2025, de acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em entrevista concedida à Agência Infra, no dia 21 de novembro. Contudo, ele garantiu que a portaria com as diretrizes do certame será publicada pela pasta até o final deste ano.
Segundo o ministro, existem muitas discussões ainda no Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), sobre qual é o modelo ideal. Atualmente, há várias fontes ainda necessárias, mas o ministério não quer contratá-las pelo mesmo tempo mínimo do leilão normal, como é o caso do óleo diesel.
Ele afirmou, ainda, que a maior parte da contratação do LRCAP deve ser de térmicas a gás, mas que o potencial a ser contratado ainda está sendo calculado. Isso porque, no caso de térmica merchant, por exemplo, que não esteja contratada no sistema, quando há necessidade de acioná-la paga-se muito caro. Em razão disso, o governo procura um modelo ideal.
O ministro assinou uma portaria com as diretrizes para realização de um leilão de sistemas isolados em 2025. O documento autoriza a estruturação do certame para contratar a geração de 49 MW. A expectativa é realizar o leilão em maio do próximo ano e contratar R$ 452 milhões para atendimento elétrico de 169 mil pessoas em dez localidades da Amazônia, sendo uma no estado do Pará e nove no Amazonas.
As obras deverão ficar prontas até dezembro de 2027. De acordo com as diretrizes, o leilão terá uma cota de obrigatoriedade de 22% de energias renováveis nas propostas a serem apresentadas.