Durante o evento, diretor da ABDIB mostrou que os investimentos em infraestrutura no Brasil aumentaram 19,6% em 2023
No dia 13 de novembro, a Messe Muenchen do Brasil fez o lançamento da M&T Expo 2027, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina. Realizada pela Messe Muenchen em parceria institucional com a Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a feira acontecerá de 16 a 19 de novembro de 2027, e o evento de lançamento contou com a palestra de Roberto Figueiredo Guimarães, diretor de Economia e Planejamento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), que apresentou uma avaliação dos projetos de investimentos em infraestrutura na próxima década. De acordo com ele, os investimentos do país em infraestrutura cresceram 19,6% em 2023, totalizando R$ 213,4 bilhões.
Outro destaque do evento foi a apresentação da planta da M&T Expo 2027. O lançamento foi aberto por Rolf Pickert, diretor geral da Messe Muenchen do Brasil, e Afonso Mamede, presidente da Sobratema. Segundo Pickert, a M&T Expo tem um papel importante para o setor de máquinas para construção e mineração, ao reunir todos os stakeholders e apresentar as tendências de mercado, e os principais lançamentos em equipamentos da linha amarela, concreto e asfalto, içamento e movimentação de cargas e pessoas, e na área de peças, componentes e serviços, promovendo networking e fomentando a realização de negócios.
“Desde 1995, a feira tem conectado compradores nacionais e internacionais, das áreas pública e privada, aos principais fabricantes e fornecedores. É uma referência para o mundo e o ponto de encontro desse mercado na América Latina”, destaca Pickert, que ressalta o sucesso da M&T Expo neste ano, quando recebeu mais de 67 mil visitas qualificadas, com profissionais vindos de 77 países e de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
Para 95% dos visitantes, a M&T Expo gera diversos benefícios aos seus negócios, enquanto 89% do público afirmou ter realizado negócios e/ou novas parcerias. A edição de 2024 da feira apresentou 11 atrações e 72 horas de conteúdo técnico e especializado, ministrados por mais de 100 palestrantes reconhecidos no mercado de construção e mineração e reuniu cerca de 500 empresas e mais de 2000 marcas nacionais e internacionais, que trouxeram seus lançamentos para o evento. A expectativa de negócios iniciados foi de cerca de R$ 9 bilhões.