A EcoRodovias venceu o leilão de concessão da BR-101/ES/BA, garantindo a continuidade da gestão do trecho de 478 km que liga o Espírito Santo à Bahia. O leilão faz parte do processo de modernização e otimização do contrato da sua concessionária Ecovias 101, que já opera o trecho desde 2013. Com o resultado, a empresa inicia um novo plano de modernização da rodovia com mais de R$ 10 bilhões em investimentos para a execução de obras e operação do trecho, além de implantar descontos tarifários para usuários do sistema de pagamento eletrônico (tag) e isenção para motos, categoria atualmente pagante.
“O novo contrato vem na esteira das modernizações no setor implementadas pelo Governo e pela ANTT. Entendemos que o modelo traz mais segurança jurídica e torna viável a realização dos investimentos necessários para o trecho capixaba da BR-101. Estamos muito satisfeitos com o resultado e em fazer parte desse momento tão significativo para a evolução das concessões no país”, avalia Marcello Guidotti, CEO da EcoRodovias. Logo nos primeiros três anos do novo contrato estão previstos R$ 1,82 bilhão em investimentos, incluindo a conclusão de 84 km de duplicações, 9,45 km de marginais, 19 novos retornos, 6 km ciclovia, 4 passarelas, 2 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiro, além do início das obras dos Contornos de Ibiraçu e Fundão.
A assinatura do termo aditivo está prevista para os próximos meses. A partir disso, o ciclo de investimentos será iniciado em até 30 dias. “A gente vive diariamente a BR-101 e conhece as necessidades do trecho capixaba. Esse novo modelo permite, por exemplo, soluções sustentáveis imediatas, como as terceiras faixas em regiões com restrições ambientais. Poder realizar esses investimentos tão necessários vai ser uma enorme satisfação para todo o time da Ecovias 101”, comemora Roberto Amorim, diretor superintendente da concessionária.
Principais investimentos
• 172,8 km de duplicações, inclusive em segmentos do trecho norte;
• 41,1 km de faixas adicionais – entre Mucuri (BA) e Linhares (ES);
• 33,6 km de vias marginais;
• Contornos urbanos de Ibiraçu (4,2 km) e Fundão (11,4 km);
• 14 novos trevos em desnível;
• 39 retornos em nível;
• 40 passarelas para pedestres;
• 75 novos pontos de ônibus;
• 2 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros; e
• 34 passagens de fauna, entre outras obras.