Na terça-feira, 01 de julho, a Komatsu comemorou 50 anos da sua fábrica brasileira sediada na cidade de Suzano (SP), onde apresentou para o público a versão nacionalizada da escavadeira de grande porte PC500LC-10MO, na classe de 50 toneladas. Com uma infraestrutura para a fabricação de mais de 3 mil equipamentos por ano, a empresa investiu R$ 161 milhões entre 2023 e 2025, e planeja um aporte de mais R$ 100 milhões para os próximos dois anos, com o objetivo de modernizar e expandir sua produção em mais de 50% até 2030.
Em seu portfólio de produção brasileiro estão tratores de esteiras, carregadeiras de rodas, motoniveladoras e escavadeiras hidráulicas. “O mercado brasileiro de equipamentos de construção está em constante evolução e precisamos estar preparados para atender nossos clientes. Além disso, trabalhamos com uma expectativa de aumento da demanda por nossos produtos até 2030”, informa o presidente da unidade fabril no Brasil, Jeferson Biaggi. Ele destaca também a possibilidade de ampliação para atender à América Latina e expansão de novos mercados, como a África, reforçando a liderança da empresa em inovação e no setor de construção.
Além da escavadeira de 50 toneladas, outros modelos farão parte da ampliação em Suzano, como a carregadeira de porte médio WA380-6, que também foi nacionalizada; e dois novos modelos de harvester florestal desenvolvidos especialmente para o mercado brasileiro. A instalação de Suzano também participará do desenvolvimento e produção de carregadeiras compactas e pequenas para o mercado brasileiro em 2025 e 2026. Por isso, o objetivo é que parte da estrutura esteja operacional antes de 2026.